O
Departamento de Urbanismo, ligado à Secretaria de Planejamento, alerta
que a limpeza de terrenos não-edificados é de responsabilidade do
proprietário, que é multado quando não cumpre com sua obrigação.
Constantemente, a órgão reforça esta orientação e pede também aos
proprietários que façam a limpeza regularmente. Mensalmente, a
Prefeitura de Ponta Grossa recebe cerca de 100 denúncias sobre terrenos
baldios abandonados, o que gera na vizinhança incômodos e perigos
causado pela falta de cuidado. A fiscalização da Secretaria de
Planejamento é diária.
Segundo o chefe do Departamento de Urbanismo, Orlando Henneberg, a
população pode ajudar, denunciando terreno abandonado na Praça de
Atendimento da Prefeitura de Ponta Grossa, indicando a localização e, se
possível, o nome do proprietário. Ao receber a denúncia, o órgão faz
uma publicação convocando os proprietários a limparem seus terrenos. Se
em 30 dias eles não providenciarem a limpeza são multados. O descuido
pode causar ao dono multas que chegam a R$ 500,00 e este valor pode
dobrar a cada nova denúncia comprovada e seguida de notificação.
Henneberg alerta ainda sobre os perigos que os terrenos abandonados,
servindo de focos de proliferação de animais sinantrópicos, ou seja,
aranhas, escorpiões, baratas, mosquitos, ratos, cobras. O acúmulo de
lixo também é apontado como um grande problema, pois a presença de
matéria orgânica serve de alimento para algumas espécies. Além disso, o
mato alto e o lixo podem viabilizar a formação de reservatórios de água,
que se tornam criatórios para o mosquito da Dengue. Na hora de
providenciar a limpeza do terreno, o Departamento de Urbanismo orienta o
proprietário para que, no caso de uso de veneno (conhecido como ‘mata
mato’), sejam contratadas empresas especializadas na aplicação desses
produtos ou pessoas com licença sanitária para fazer esse tipo de
serviço.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa