O programa Mercado da Família iniciou 2014 com mais autonomia. O convênio com a prefeitura de Curitiba para as compras de mais de 150 itens comercializados pelo programa terminou em dezembro de 2013, a partir de agora todos processos de compra acontecem em Ponta Grossa. Isso significa, segundo o chefe da Divisão de Abastecimento, César Augusto Ferreira, menos burocracia e mais agilidade nas compras.
Para o Mercado da Família atingir essa autonomia, as Secretarias Municipais de Abastecimento e de Administração e Assuntos Jurídicos se uniram para criar um Núcleo Especial de Compras do Abastecimento no Departamento de Compras da Prefeitura de Ponta Grossa (Decom), agilizando todo o processo. Quatro funcionários da Secretaria de Abastecimento foram cedidos ao Decom para compor o Núcleo Especial. O Núcleo funciona como um Decom dentro do Decom, todos os pedidos da SMAB estão sendo direcionados diretamente para o seu Núcleo, sem precisar esperar as urgências de outras secretarias no Núcleo Geral. A análise de edital e dos projetos básicos, por exemplo, agora é feita por pessoas especializadas de dentro da própria Secretaria de Abastecimento, o que torna os processos mais dinâmicos.
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Além dessa grande evolução, dados da Secretaria de Abastecimento registram que o programa demonstrou maior eficiência logística e organizacional em 2013 em relação a 2012. A primeira medida foi a transferência do depósito do Mercado da Família para o Cará-cará, que garantiu o adequado escoamento dos produtos para as lojas e a menor perda de mercadorias. A iniciativa também assegurou um ambiente próprio para o armazenamento dos produtos e melhor qualidade de trabalho para os funcionários, já que o depósito conta com um grande espaço arejado, banheiros masculinos e femininos, sala da administração e cozinha. “Buscamos, durante todo o ano, imóveis mais baratos, com espaço e localização adequados, investimos no processo local de compras, no armazenamento adequado e na distribuição das mercadorias , no bem-estar dos mais de 33 mil consumidores cadastrados e dos servidores lotados nas oito unidades do programa. Buscamos oferecer à população serviços e produtos de qualidade, em ambientes confortáveis e seguros, com o melhor custo benefício ao município”, ressalta o secretário Municipal de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho.
Sérgio Zadorosny Filho |
As medidas fizeram com que o volume de vendas crescesse 6% em relação ao ano de 2012. “Temos muito a comemorar nesse primeiro ano de gestão. Se o programa está crescendo em volume de vendas e diminuindo as perdas é sinal de que está sendo mais eficiente em seu objetivo”, afirma Zadorosny.
Fonte: Assessoria de comunicação SMAB