A prefeitura oferece internet gratuita para moradores que estejam em dia com os tributos municipais. Durante o horário de expediente, a internet será dividida entre prefeitura, repartições públicas (10 Mbps) e a população (10 Mbps). Após às 17h, durante finais de semana e feriados, toda a banda disponível é direcionada para as residências cadastradas no programa de internet municipal.
Para atender turistas e visitantes, serão instalados dois pontos de internet grátis nas praças Rui Barbosa e Padre Max Kley. Nesses dois locais, qualquer pessoa com um dispositivo que permita conexão com a internet via Wi-Fi (notebook, celular ou tablet) poderá acessar a web sem necessidade de cadastro prévio e autenticação.
De acordo com o secretário de Administração, Fábio de Lucca, a previsão é de que os pontos de Wi-Fi nas praças estejam funcionando o mais breve o possível. “Uma empresa especializada fará a instalação dos equipamentos necessários essa semana e a prefeitura estará disponibilizando internet sem fio nesses dois locais a partir da próxima semana”, explicou. “Os bairros rurais Sombreiro, Patrimônio São Sebastião e adjacências também contarão com cobertura em breve”, adiantou.
Segundo o prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), o novo sistema com fibra ótica, representa um divisor de águas na estabilidade e velocidade da internet distribuída no município. De acordo com ele, a substituição do antigo sistema de transmissão via rádio pela fibra ótica acaba com os problemas de interrupção, instabilidade e lentidão no acesso, especialmente com tempo chuvoso. “É outro mundo”, resumiu.
Aumento de velocidade
O aumento de velocidade e a estabilidade do novo sistema foram rapidamente percebido pela população que já utilizava o serviço. Segundo o servidor Paulo Roberto Gosmatti, cadastrado no programa de internet gratuita há mais de um ano, a qualidade de conexão que já era boa ficou ainda melhor. “A internet da prefeitura ficou mais rápida e funciona muito bem, mesmo em dias de chuva”, disse. “Melhor que a internet paga”, avaliou.
Cadastro
Para se cadastrar e começar a utilizar a internet gratuita, o morador deve procurar o Departamento de Protocolo da prefeitura de Ribeirão Claro, munido com comprovante de residência, certidão negativa de débitos com prefeitura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), um endereço de e-mail válido e cópias do RG e CPF. No departamento de informática da prefeitura, os interessados recebem atendimento individualizado e podem tirar dúvidas sobre os equipamentos necessários para receber o sinal wifi em sua residência.
Fonte: Rede Cidade Digital