Foto: Divulgação |
A partir desta quarta-feira, o calçadão da rua Coronel Cláudio terá a coleta seletiva de materiais recicláveis. Neste período experimental, o caminhão da coleta passará toda quarta-feira, às 19h, pelo calçadão coletando o material. Dependendo da demanda apresentada neste primeiro mês, a Secretaria Municipal de Abastecimento destinará mais um dia para a coleta seletiva.
Nesta segunda-feira, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhada do secretário interino, Ivan Loureiro, percorreu o calçadão para orientar os comerciantes sobre os procedimentos para a coleta seletiva e quais materiais podem ser destinados. Os comerciantes poderão destinar para a coleta seletiva papel, como jornais, cartazes, caixas de papelão; plástico, como embalagens PET, material de limpeza, copos descartáveis; vidros, como garrafas de bebida, potes de produtos alimentícios; e metal, como lata de alumínio.
A ação no calçadão também foi de conscientização ambiental, com a distribuição de cartilhas informativas sobre a importância da coleta seletiva. O material coletado será encaminhado para Associações de Catadores, que fazem a triagem e o encaminhamento para as indústrias recicladoras. “Os comerciantes receberam muito bem a idéia da coleta seletiva e disseram que vão nos ajudar neste projeto. Além de contribuir para o meio ambiente, a coleta ajuda muita gente”, disse Ivan.
O trabalho no calçadão da rua Coronel Cláudio será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento, que cederá um dos caminhões usados no projeto Feira Verde, que troca material reciclável por frutas e verduras. Mas essa cessão não vai prejudicar o projeto do Abastecimento. Segundo o secretário da pasta, Sergio Zadorosny, no horário proposto pelo Meio Ambiente os caminhões não estarão sendo usados no Feira Verde. Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa