Já parou para pensar se um dos seus colaboradores resolvesse pedir
demissão no exato momento em que todos os processos andam bem, os clientes
todos satisfeitos, bons negócios e muitos projetos em andamento? Detalhe: este
que pediu demissão é um dos profissionais mais competentes da empresa.
Você estaria tranquilo porque alguém poderia substituí-lo
imediatamente e as atividades sairiam normalmente ou entraria em desespero
porque sabe que ninguém mais faz ou sabe como fazer as atividades dele?
Muitos empresários não param para pensar que as peças que
fazem o negócio funcionar são os seus colaboradores. Hoje, o empresário não detém
mais a mão de obra de alguém que antes poderia ser substituída imediatamente,
mas é dependente dos seus conhecimentos. As empresas passaram por uma evolução
tecnológica tremenda e ainda muitas estão neste processo onde tudo está seguindo
para a informatização. Muitos sistemas de gestão que utilizam softwares específicos
foram desenhados especificamente para sua empresa e quem realmente sabe
operá-los são os seus colaboradores. Toda a experiência que os colaboradores
adquirem ao longo do tempo deve permanecer na empresa. Pela falta de
consciência por parte dos gestores não se é dada a devida atenção ao tema. Qual
seria a saída para que em tempos de crise, onde colaboradores pedem demissão, a
empresa não fique à beira de um colapso porque seus processos pararam?
A resposta é a Gestão do conhecimento. Não entraremos a fundo
no tema, mas falaremos da essência da coisa. A preocupação deve ser em
capturar, resgatar este conhecimento, experiência que os colaboradores
desenvolveram ao longo do tempo e colocá-los no papel. Encontrar uma estratégia
de reter o conhecimento em arquivos eletrônicos, manuais, vídeos, áudios, enfim
seja lá qual for o instrumento que vai utilizar para reter o conhecimento com a
empresa, faça-o, caso contrário você estará correndo sérios riscos. Se é que já
não está! Todas as atividades que impactam diretamente no negócio devem ter a
devida atenção e se possível tudo procedimentado.
Pense naquele operador ou analista que sempre resolve as
piores “encrencas”, você sabe como ele faz isto? Alguém sabe? Se amanhã der uma
dor de barriga nele e ele não vier trabalhar, há pessoas qualificadas para
assumir sua posição? Se a resposta foi
não é porque muita coisa ainda precisa ser feita na sua empresa, principalmente
em matéria de gestão do conhecimento. As atividades estão padronizadas? Há
métodos para a solução dos problemas? Há planos de sucessão na empresa?
Se ainda não pensou nesta possibilidade, fica a dica. Há de
se encontrar uma forma de pegar este conhecimento que já lhe pertence, arquivar
e deixar sempre uma pessoa em stand by para ocasiões de emergências. Muito mais
do que isto também se faz necessário um plano de reconhecimento para os
colaboradores. Certamente isto já pode mitigar que casos como o explicado acima
possam ocorrer.
Boa sorte e sucesso!
Sérgio Ditkun é Administrador, Consultor de empresas e autor do livro Arrebentando Paradigmas – Um dos caminhos para conseguir a Sinergia entre pessoas nas organizações.
Administrador Profº: Sérgio Ditkun { PERFIL}
CRA – PR nº 25968
CRA – PR nº 25968