Em razão da
falta de noção de alguns consumidores, grandes redes obtêm lucros extraordinários!
Um dia
destes comprei um produto que me custou R$ 13,98. Paguei com uma nota de R$
50,00 o que me daria direito a um troco de R$ 36,02. Recebi apenas R$ 36,00. A
atendente agradeceu-me e passou a atender o próximo cliente da fila.
Poderia ter saído normalmente como a maioria
das pessoas, mas não o fiz. Fiquei aguardando os centavos restantes sem
sucesso. Indaguei a moça do caixa a qual me contestou não ter os dois centavos
de troco. Então pedi uma balinha no lugar, porém a resposta foi negativa.
Voltei a perguntar:
E se fosse o inverso? O mercado deixaria
levar o produto por R$ 13,96? Sem titubear escutei um sonoro NÃO. Então
solicitei os meus dois centavos de direito com mais veemência ainda. A
atendente chamou a gerente a qual me entregou R$ 0,05. Que desconcertante! Agora
quem ficou devendo R$ 0,03 era eu, mas não tinha os míseros centavinhos comigo!
Então fui liberado e absolvido da dívida.
Enquanto
voltava para o carro comecei a fazer cálculos. É muito interessante colocar nas
prateleiras preços quebrados. Quase ninguém espera receber aquele centavinho de
troco.
"Esta
situação não deve ter acontecido somente comigo, ou seja, o mercado voltar o
troco incompleto. Há dezenas de produtos com preços quebrados (colocados
estrategicamente é claro!) para quando o consumidor passar no caixa não
perceber que inconscientemente deixará de gorjeta dois centavos. Ah! São
apenas dois míseros centavos, pensa o consumidor, quem se importa?"
Imaginei que no mínimo, em um supermercado de
médio porte, devem passar 1.000 pessoas por dia. Ok, 1.000 pessoas que deixam
R$ 0,02 equivalem a R$ 20,00 por dia que multiplicados por 30 dias chegaria a
um total de R$ 600,00 ao mês. Hum... Nada mal receber R$ 600,00 limpinho, ou
seja, totalmente de graça.
Sendo um
pouco mais realista e dependendo do tamanho do supermercado o fluxo de pessoas
poderia ser maior. Imaginei um fluxo de 5.000 consumidores dia. Se assim fosse,
o supermercado ganharia R$ 100,00 por dia, fechando o mês com R$ 3.000,00. Nada
mal mesmo! Multiplicado este valor por 12 meses, chega-se a um valor de R$
36.000,00 no ano!!!!…. Somente com os dois centavos que o consumidor acredita
não ter valor algum. É muito dinheiro!
Note que
estamos falando de apenas um supermercado. E quem tem uma rede deles?
Enriquecimento
ilícito? Não sei! Quem decidiu deixar os dois centavos ao supermercado foi o
próprio consumidor!... Ou... induzido inconscientemente por uma estratégia
utilizada.
Cada
organização usa de estratégias para alcançar seus objetivos. De forma ética ou
não, empresas buscam por rentabilidade. As causas dos problemas ou soluções estão
nos pequenos detalhes e isso faz todo o sentido.
E então?
Quanto vale um centavo para você?
Uma boa semana e boa sorte!
{ Acesse o perfil de Sérgio Ditkun Clique Aqui }