Como trabalhar a
cultura de uma organização? Cabe a quem esta responsabilidade? Se você respondeu que é de responsabilidade do
Presidente da empresa, acertou. A empresa é o reflexo da alta direção, assim
como os filhos são o reflexo dos pais. Para saber que tipo de princípios e
valores uma pessoa possui, basta observá-la.
Para saber que tipo de cultura
está implantada na empresa, convém observar o comportamento dos colaboradores
quando a liderança não está presente. Se o que se observa não é agradável ou
não está alinhado com o pensamento do presidente, é hora de mudar.
Já dizia Albert
Einstein que a insanidade é tentar conseguir resultados diferentes fazendo
sempre a mesma coisa. Quantos de nós já identificamos a necessidade de mudanças
em nossa empresa, em nossa casa e cobramos nossos colaboradores, nossos filhos,
mas... nós não mudamos nossos comportamentos?
Sem uma autoanálise ficará difícil conseguir com que as coisas melhorem. Há presidentes que se preocupam como as pessoas estão executando suas atividades ou se estão cumprindo o horário de trabalho, etc. e deixam de cumprir sua principal responsabilidade que é a de se preocupar com os processos da empresa. Observe a pirâmide a seguir.
Sem uma autoanálise ficará difícil conseguir com que as coisas melhorem. Há presidentes que se preocupam como as pessoas estão executando suas atividades ou se estão cumprindo o horário de trabalho, etc. e deixam de cumprir sua principal responsabilidade que é a de se preocupar com os processos da empresa. Observe a pirâmide a seguir.
A preocupação
principal da presidência deve ser com os resultados da organização, ter uma
visão de médio e longo prazo e então elaborar o planejamento estratégico da
empresa bem como incutir uma cultura voltada para a inovação organizacional.
Além
do mais, se preocupar em como será o desenvolvimento organizacional, que
recursos serão necessários para se alcançar os objetivos traçados no planejamento
estratégico, qual a melhor estratégia para ganhar mercado, que tipo de
ferramentas precisará para avaliar o desempenho organizacional e das pessoas.
São tantas preocupações e análise de ferramentas que o auxiliarão a manter a
empresa competitiva que ele não pode e nem deve ficar se preocupando com
detalhes que é de responsabilidade da gerência e da supervisão. Para tanto ele
precisará do apoio das demais áreas da empresa para que o planejamento seja
executado. Por esta razão é que são definidos indicadores de Performance organizacionais, os quais o
auxiliarão a tomar esta ou aquela decisão para manter a empresa nos caminhos
desejados. A cultura inovadora deve descer em “cascata”, ou seja, de “P” a “p”,
do Presidente ao porteiro. Além do mais, deverá prover recursos para obter uma
política salarial adequada e justa, bem como incentivos financeiros e
reconhecimento para os colaboradores que trazem retornos para a organização.
Que cultura, ou
que tipo de comportamento tem o líder principal da organização? Será que está
no caminho certo?
Boa semana e boa sorte!
*Texto inspirado do Livro de Michel
Robert (A estratégia pura e simples da Inovação do Produto) da editora Nórdica,
1995.
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