A
partir desta quarta-feira (06) todos os paranaenses com Transtorno do Espectro
Autista podem solicitar gratuitamente, pela internet, a Carteira de
Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O
documento será digital, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou
responsável, e facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em
serviços públicos e privados.
A
carteira foi apresentada pelo secretário estadual da Justiça, Família e
Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, e pelo presidente da Celepar, Leandro Moura,
nesta quarta-feira (06), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
“É
definitiva e permanente a necessidade de incluir o autista na sociedade. Muitas
vezes ele não tem como comprovar essa sua característica do espectro, então o
grande benefício deste documento é poder identificar, evitando assim o
preconceito ou interpretações equivocadas sobre quem é aquela pessoa”, explicou
o secretário Ney Leprevost.
Para
solicitar o documento, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br e
fazer o cadastro.
O
programa para cadastramento e criação do banco de dados foi coordenado pelo
Departamento da Política para Pessoa com Deficiência e pela Assessoria de
Inovação da Sejuf, com desenvolvimento da Celepar.
“O
cidadão vai poder entrar pelo portal e preencher todos os dados, a partir daí
será gerada uma carteira digital. As informações coletadas serão empregadas na
criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já
oferecidos. A pessoa também poderá imprimir a carteirinha, que vai conter um
QRCode com todos os dados”, afirmou o presidente da Celepar, Leandro Moura.
Com
o documento, cidadãos com espectro autista passam a ter prioridade no
atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde,
educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui
supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Segundo
o chefe do Departamento da Política para Pessoa com Deficiência da Sejuf,
Felipe Braga Cortes, essa é uma demanda antiga de vários municípios, e com a
provação da Lei Romeo Mion e a sanção do Governo Federal o Paraná saiu na
frente, pois a carteirinha garante inclusão e facilidade de impressão, dando
condições dessas pessoas, famílias, mães de autistas, facilidade de
identificação na hora de qualquer atendimento nas diversas áreas”.
O
assessor de Inovação da Sejuf, André Telles, disse que a carteira do autista é
mais uma prova de que é possível viabilizar de forma rápida muitas ações que
antes demoravam muito tempo, por conta da burocracia.
“ROMEO
MION” - A emissão da Carteira do Autista pelo Governo do Paraná
atende à lei federal nº 13.977/2019, publicada em 9 de janeiro no Diário
Oficial da União. A lei foi originada por projeto de autoria da deputada
Federal Rejane Dias, aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de dezembro
passado. Já na tramitação, a proposta ficou conhecida como Romeo Mion, que é
autista e filho de Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida.
SERVIÇO: www.carteiradoautista.pr.gov.br
Informações: cpdc@sejuf.pr.gov.br -
41 3210-2430.